2    dez 20113 Comentários

TRADIÇÕES DO NATAL – A ÁRVORE

Estamos já no mês do Natal, a poucos dias atrás falávamos em "proximidade", hoje já estamos quase lá. As crianças já estão ansiosas, as receitas já estão sendo escolhidas e todos já estão se preparando para  participarem da maior festa de aniversário do mundo.

Um dos principais símbolos do Natal é uma nossa velha conhecida, a árvore, e quando ela é montada em nossas casas, sua simbologia é tão forte que o Natal chega junto. As pessoas se alegram, tanto em vê-las quanto em montá-las. Em muitas casas a montagem da Árvore de Natal é compartilhada em um ritual que ultrapassa o tempo e é mantida por gerações e gerações. Uma festa que todos querem participar e colocarem, do mais jovem ao mais velho, a sua bola pendurada na árvore.

Tenho conhecimento de uma família que a cada ano, cada um dos participantes da montagem, pega o seu "enfeite de estimação" e antes de pendurá-lo faz um pequeno discurso e pede desculpas pelos momentos difíceis do ano que passou, assim, nesta reunião, as mágoas, os ressentimentos  e qualquer outro pedido de desculpas que não tenha sido lembrado passa a brilhar na árvore entre as outros enfeites, bolas, lampadas e a outros pedidos de desculpas.

A tradição de cada família é uma marca registrada e inesquecível.

A montagem da árvore é um evento familiar que todos deveriam participar. Mas, nos dias de hoje, muitas famílias estão passando por grandes transformações e talvez a maior de todas as transformações seja o distanciamento das pessoas. Nossos filhos e netos estão cada vez mais longe de nós em suas atribuladas vidas e as famílias estão se dividindo em grupos que se reúnem muito pouco.

Uma realidade de nosso mundo globalizado que oferece oportunidades para as pessoas em outros países ou a longas distancias. A tradição familiar é o elo de lembrança que fica em todos nós, principalmente no momento que vemos uma Árvore de Natal aqui ou na Dinamarca.

Nesta hora, ao olharmos o brilho dos enfeites,  conseguiremos enxergar as desculpas que deveríamos ter pedido, ou as magoas que teríamos de já ter esquecido e tantas outras coisa que fazem a vida das pessoas mais triste do que deveriam ser. O Natal sempre nos presenteia, e a cada ano recebemos o nosso pacote de felicidade e a cada ano temos que merecer este presente. É a nossa hora de responder a tradicional pergunta do Natal: Você foi bonzinho?

Limpar estas insatisfações, varrer as intrigas e os humores ruins é nossa tarefa, a cada ano, na época do Natal. O primeiro simbolo do Natal, a árvore, tem esta tradição e é tão antiga que remonta ao século III antes do nascimento de Jesus, quando os homens libertavam os maus espíritos pendurando nas árvores, principalmente no carvalho, enfeites para que os espíritos pudessem ficar felizes. A tradição mudou, as crenças mudaram mas uma coisa nunca mudou, a nossa vocação para a reunião familiar.

Você tem experiencia em montar árvores de Natal? Você tem experiência em faxinar seus sentimentos?

Veja abaixo algumas criativas árvores de natal que encontramos pela internet e gostaríamos de fazer um desafio a você, vire o seu notebook para a árvore de sua família e fotografe e nos mande a sua foto, ou use o seu celular ou a câmera fotográfica, mas mande a sua foto

Árvore feita de livros em uma prateleira

Árvore feita de garrafas de champanhe - clique e amplie

Árvore feita de rolos de papel

Árvore feita de pano

Árvore feita de colagem na parede

Árvore feita de Croche

árvore feita de garrafas de vinho

árvore feita de livros

Comentários (3) Trackbacks (1)
  1. A imaginação das pessoas é um poço sem fundo...lindas todas as árvores
  2. Adorei o artigo! E as árvores sugeridas? Encantadoras!!!
  3. A imaginação é um dom,que não está ao alcance de um qualquer,mas qualquer um pode sentir a beleza provocada por um bom imaginador!!!Adorei todas as«« árvores««cada uma melhor que a outra, parabéns..

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email
Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados