17    nov 20110 Comentário

As fotos de nossa vida

Postei recentemente uma foto bem antiga em um espaço na internet, era um destes retratos de família de duas pessoas, que o tempo eterniza nas paredes e sempre nos vem a lembrança quando entramos em algumas casas e vemos algo parecido.

Era pintado a mão e as cores, tão antigas quanto a fotografia, eram básicas mas, detalhadamente feitas pelas penas de algum galo e pela pericia do artista.

Ao postá-la, um comentário me chamou a atenção. Uma adolescente questionava o porque da foto estar parcialmente em preto e branco e também tinha cores, e que o "desbotado" estava "tão certinho que mais parecia um trabalho de photoshop".

Dá para perceber que a modernidade era a base da observação da pequena postulante a critica. Ela desconhecia totalmente a técnica de pintura de fotografias que é conhecida desde a década de 40 do século XIX.

Respondi-lhe o comentário explicando a técnica de pintura e coloração de fotos, e que a técnica era tão antiga quanto a fotografia e que só foi difundida nos anos 40 e 50 do século XX pelo mundo, principalmente no Brasil. Ficou patente que a modernidade da garota esta misturando tudo, todas as técnicas, todas as épocas e todas as tecnologias.

As novas gerações tem recursos que nem se sonhava antigamente, além de máquinas fotográficas cada vez mais sofisticadas e que facilitaram muito a difusão da fotografia pelo mundo.

Hoje uma fotografia não tem tanto valor quanto tinha a alguns anos  atrás, hoje nos damos ao luxo de apagar fotos de nossos computadores ou de nossos celulares de tantas que temos acumulado, pode não parecer, mas é um grande desperdício de imagens que diariamente são jogadas fora. Ao olharmos as fotos de hoje, corremos os olhos e procuramos aquelas que se  destacam pela qualidade do fotografo, pelo tema fotografado e pela definição, mas olhando fotos antigas, todas nos chamam a atenção, porque? Pela sua raridade. Não era comum a fotografia e somente em épocas especiais é que ela era usada, algumas ocasiões tão especiais quanto a morte. Por esta razão é que tantos historiadores se encantam com fotografias achadas.

Nos últimos anos o custo da fotografia levou a uma disparada de cliques e mais cliques, milhares de pessoas estão agora com câmeras tão potentes quanto a de qualquer profissional da fotografia e um exercito de fotógrafos amadores fazem  o número de fotografias explodirem os acervos familiares.

MyHeritage tem hoje mais de 124 milhões de fotos arquivadas e queremos que este número cresça ainda mais, são fotos modernas e fotos na sua maioria antigas e raras. Você que é usuário de MyHeritage sabe que a quantidade de espaço disponível para suas fotos é incrivelmente grande e tem transformado nosso site em um de seus acervos, se você ainda não é usuário de MyHeritage, comece agora a sua árvore e use o nosso site para arquivar suas fotos.

É muito importante que você não jogue fora fotografias tão importantes, mesmo que não pareçam impostantes hoje, em alguma época no futuro poderão fazer toda as diferença e serão motivo de agradecimento de seus descendentes, portanto guarde-as.

Vi hoje um vídeo super bacana que compartilho abaixo com você, mas no mesmo momento que eu o vi, lembrei do caso da fotografia pintada. Lembrei-me que as vezes nem pensamos nas inúmeras fotos que estão ainda sem escanear e presas dentro de armários e caixas e que contam a história de uma pessoa ou de uma família inteira, isso mesmo, antigamente por ser uma novidade, a fotografia, era um evento de família.

No vídeo, um curta metragem de Joe Pimentel e produção de Sandra Kraucher, a história de Julio Santos, um fotografo do interior que registra com sua câmera os momentos de uma família, como tantas que conhecemos, e que pode ser que qualquer região do Brasil, pois fotografar a vida sempre foi um evento de nossas cultura. No comentário de um dos apreciadores deste vídeo uma grande verdade:

Sem palavras! Pra que precisamos delas quando imagens traduzem tudo?

Assista e comente, queremos te ouvir.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados