19    out 20114 Comentários

Tá difícil saber de onde você veio?

Uma notícia publicada no Portal Vivo (fonte UOL) nos chama a atenção para o trabalho do geneticista Spencer Wells e a equipe do Projeto Genográfico do Homem, patrocinado pela National Geographic e pela IBM.

Recentemente no Brasil, representantes deste projeto indicaram novas datas para a conclusão dos trabalhos, já que por questões burocráticas o Brasil esta atrasado em relação a outros países e o prazo foi prorrogado até 2014.

Este audacioso projeto vai nos mostrar o caminho do homem desde sua mais antiga origem e vai permitir o estudo de outras ciências humanas baseadas no mais eficiente método de rastreamento de migração humana já conhecida, a genética.

O projeto já coletou mais de 400 mil amostras pelo mundo e no Brasil estes números giram em torno de 2300 indivíduos em 60 grupos. A importância deste estudo para o Brasil, é permitir o estudo das linguagens dos indígenas sul americanos e o fluxo desta linhagem pelo sul do continente. Brasileiros devem participar.

Foto do blog do Projeto Genográfico

Qualquer um pode participar, mas o Kit de coleta não é gratuito e custa 100 dólares, mais ou menos 177 reais, e mais as taxas de envio. Para você que esta fazendo a sua árvore genealógica a informação de que você pode rastrear a origem de seus antepassados por informações presentes na sua saliva é fantástico, pois, ao ser apresentado o resultado no site Oficial do Projeto Genográfico, pode-se conhecer o caminho pelo qual percorreram seus ancestrais e assim visualizar os possíveis locais de origem de cada um.

Para quem usa o Family Tree Builder, esta informação poderá ser arquivada em sua ficha, guardando para os futuros pesquisadores de sua árvore as importantes informações presentes em você.

A aquisição do KIT exige: Cadastro no site, informações de envio, pagamento com Cartão de Crédito Internacional e esperar pelo resultado da amostra de saliva que você enviará pelo correio. O site esta todo em inglês, mas os procedimentos para se comprar o Kit são bem fáceis de ser entendidos.

Comentários (4) Trackbacks (0)
  1. Gostaria de saber melhor sobre este projeto.
    Vou conseguir traçar minha linha de ancestrais?
    Sei que meus ancestrais vieram da Alemanha. Mas então conseguirei saber além deles quem foram os ancestrais?
  2. Faço minhas as perguntas do SR.Charles Mittelmann, também gostaria de saber mais.
  3. Na verdade, o projeto não cria uma linha direta de sucessores ou ascendentes. Ele apenas cruza dados de DNA's semelhantes e aponta a sua origem.
    Se uma cadeia de DNA semelhante à sua for encontrada em certa região da Alemanha, você saberá que sua família se originou por ali e que, obviamente, aqueles moradores são seus parentes distantes. Daí cabe a você pesquisar e entrar em contato, conhecer melhor a história do local, ligar os pontos e descobrir quem são seus ancestrais comuns.

    Eu já estava pra lá de interessado em participar, mas vi o preço e desisti. Tenho grana pra tudo isso não. Quem sabe no futuro, né? Afinal o projeto Genográfico é algo que não vai terminar tão cedo.
  4. Concordo.

    Também acho alto o custo.

    Irei esperar um pouco para fazer isso.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados