DIA DA INDEPENDÊNCIA

DIA DA INDEPENDÊNCIA

Em 7 de setembro de 1822, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio de Andrada e Silva, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do Ministro e advertindo: “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece”. Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”, rompendo os laços de união política com Portugal.

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • Ivan de Santana

    9 de setembro de 2011

    Dia da Patria, e seguidores.

    Pelos Registros do Exercito Brasileiro, meu pai Josue’ de Santana, estaria completando 100 anos, nesta data ( 7 de Setembro de 2011 ) . E muito gratificante lembrar tambem, que foi uma carreira muito brilhante, para quem iniciou como Soldado, e chegou a General.

    • Walter Olivas

      10 de setembro de 2011

      Olá Ivan, Parabéns para o seu pai e como cidadão gostaria de agradecer a devoção com que ele se dedicou na vida pela manutenção da Paz em nosso país. A Pátria e você e todos nós sabemos da importância destes heróis.

  • Ivan de Santana

    14 de setembro de 2011

    Sr. Walter Olivas: em nome de todos, e demais familiares, agradeço sua mensagem de solidariedade e compreensão. Realmente, assim como ele, existem milhares de herois, anonimos, trabalhando diuturnamente em prol, de nosso querido Brasil.