1    ago 20115 Comentários

O valor de um pai

Os antigos acreditavam que a Terra era chata e apoiada sobre quatro pilares. Erraram.

A Terra é apoiada em dois pilares. O pai e a mãe.

A Terra somos nós que a tornamos viva.

Tudo que somos, o que pensamos, o modo como agimos, as ações que praticamos são consequências destes dois pilares.

São os pilares que realmente sustentam nossa personalidade.

Tenho lido em vários trabalhos científicos sobre este assunto e todos são unanimes em afirmar que a presença de pai e mãe nos primeiros anos é primordial para uma boa formação. Se não nos apoiarmos em exemplos podemos falhar em nossas vidas e nenhum exemplo é mais agradável de se lembrar que o exemplo dos pais. Pai é parte de nossa lembrança relacionada e segurança, enquanto a mãe é relacionada ao Bem-estar.

Se alguns não tiveram boas memórias, carregam ainda a falta que, estas duas presenças deveriam representar e idealizam e fantasiam os heróis que estes personagens representariam em suas vidas.

A alguns anos atrás, falando para adolescentes sobre o tema família, me emocionei muito quando após uma palestra, se aproximou de mim um jovem e me perguntou se podia me abraçar. Me deu um longo, longo mesmo abraço e depois eu percebi que ele chorava. Não o deixei se afastar e lhe perguntei se eu podia ajudá-lo, ele me disse que já o havia ajudado, pois ele apenas sentia saudades de seu pai e eu o lembrava muito. Ganhei o dia. Na emoção daquele garoto entendi que  o abraço não foi em mim, mas na figura do pai que ele havia perdido a alguns anos. Uma marca que não o deixava esquecer.

Esta lembrança é muito forte em todos nós e relevamos nestas horas as falhas que possam ter os nossos pais. Sejam estas falhas quais sejam.

Já que estamos falando de uma das partes, os sentimentos dos filhos, porque não falar da outra parte também? Dos sentimentos do pai?

Esta figura, sempre foi o lado frio, o lado lógico. nós homens somos criados para sermos assim.

Mamães, não estranhem, mas nós homens também nos sentimos assim, frios e arredios, e algumas vezes incorporamos tanto esta figura que acabamos por ser vitima dela.

Esta postura "séria" que o pai adquire com o tempo, vai trazer sentimentos de que talvez não tenha sido um bom pai ou não tenha sido pai o suficiente para deixar com que seus filhos se aproximassem. Mesmo nas mais abertas famílias, o sentimento com relação aos filhos que crescem e vão em busca de suas vidas, sempre nos trará a sensação de perda com isto, esta sensação vai atingir primeiro ao homem.

Esta sensação de domínio que carateriza os homens será também o motivo para sua tristeza. Somos "esquecidos" mais cedo, somos "abandonados" mais cedo e esta sensação é difícil de aguentar e este pensamento irá crescer, transformando-se em verdadeiros dramas sofridos em silêncio.

Quem tem filhos distantes, ou quem tem filho que more ali na esquina sabe o que que eu quero dizer. Se um deles se afasta, para nós homens é como se fossemos os culpados, como se não tivéssemos cumprido a nossa missão.

Mas saiba você pai, que você esta sendo um tremendo impacto na vida de seu filho. Ele nunca vai te esquecer.

O dia dos pais esta chegando, faltam duas semanas apenas, prepare-se para receber seus filhos, prepare seu coração para abrir-se para as pessoas que te amam muito.

Quero deixar aqui um vídeo dublado de uma propaganda mas que foi pensada justamente para os pais que os filhos de alguma forma "foram embora". Leia o texto, reflita e veja o seu valor nas palavras de seu filho. Pai você é valoroso.

Comentários (5) Trackbacks (2)
  1. Belíssimo e verdadeiro, gostei muito!
  2. muito linda a mensagem, me fez recordar meu pai. pr um momento me lembrei dele como pai. nao como o homem que me ajudou a vir ao mundo.mas como pai
  3. Reportei-me completamente à minha infância...como eu queria agora,só por uns momentos parar no tempo.
  4. Gostei do video e do artigo ¨O valor de um pai¨, fiquei emocionada, pois não convivi na infancia com meus pais.
  5. muito bom. É isso mesmo!

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email
Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados