16    ago 20115 Comentários

O poder da palavra

Certas ocasiões me chamam a atenção fortemente. Hoje troquei emails com um amigo e percebi que tanto eu quanto ele caminhávamos sobre ovos. O assunto era muito delicado e por nos respeitarmos profissionalmente não queríamos que nossas palavras fossem mal interpretadas um pelo outro.

Uma situação que muitos já vivenciaram. Durante a conversa, questionei em mim esta posição, pois isto me deixa com a sensação de estar engolindo uma cebola inteira e com cascas, com um nó na garganta e olhos marejados.

O que deveria ser uma troca de informações, ou um contato agradável, estava se transformando em um dilema pessoal, me deixando nervoso e inseguro.

Resolvi mudar minha posição e comecei a usar termos como "adoro o seu serviço", "foi muito bem pensado esta sua decisão",  "vai ser um sucesso esta sua ideia" e o teor da conversa mudou completamente.  A conversa evoluiu e conseguimos nos entender muito melhor. Palavras.

Relembrei então de uma postagem anterior que eu já havia compartilhado o texto em um blog e vou transcrever abaixo, (Publicada no blog de MeusParentes em 19/06/2009), pois acho que é tão atual para os dias de hoje que vale uma lembrança.

Segue a postagem:

- É grande a necessidade de cada um de nós de ser reconhecido e ser aceito e receber, de vez em quando ,um pequeno elogio. Vários profissionais que trabalham com famílias são unânimes em afirmar que as famílias estão ficando cada vez mais frias, menos acalentadoras e difíceis de serem entendidas pelos mais jovens. Esta característica não é exclusividade dos brasileiros ou de portugueses, mas já é comprovada em todas as sociedades conhecidas. O carinho e o afeto se afastam daqueles que só ouvem a cobrança no seu dia a dia e este efeito é acumulativo e prejudicial ao indivíduo.

Hoje as pessoas estão mais intolerantes e cobram constantemente os erros dos outros, isso por estarem também sendo cobradas a cada momento. Me pergunte se você sabe por que é que os relacionamentos estão cada vez mais curtos, por que é que tantos adolescentes estão em busca de emoções fortes e perigosas, por que os velhos se sentem cada vez mais abandonados e eu te responderei: está faltando elogio.

A ausência do elogio e do carinho é uma realidade dentro das famílias e em algumas famílias onde o elogio é um hábito, a diferença que se percebe  no sorriso de seus membros é marcante e perceptível para qualquer um.

A falta de reconhecimento nos leva ao isolamento, e estamos nos isolando, estamos cada um entrando mais em nossas cascas, mal humorados, difíceis de ser “aguentados”, de ser “suportados”, até que uma hora só nos sobrará a solidão, o descaso, o mesmo descaso com o qual tratamos tanta gente.

A ausência de diálogo dentro das famílias, o orgulho com o qual as pessoas se tratam têm levado ao rompimento de elos muito importantes para o desempenho, a produtividade e ao sucesso. Ou seja, para que tenhamos sucesso, para que sejamos produtivos, é necessário que sejamos constantemente reconhecidos, faz bem para o nosso ego e para  a nossa vida. Mas, quando não encontramos apoio, procuramos em outros lugares, e é por isso  que perdemos muita coisa durante a nossa vida, perdemos aquilo que não soubemos reconhecer, perdemos aquilo que não soubemos elogiar.

E se você pensa que elogio são palavras jogadas ao vento, e quem a recebe não sabe que o elogio é sincero e bem vindo, basta sorrir, o sorriso, para começar é um dos maiores elogios que alguém pode receber. Sorria para seu filho, sorria para seu pai, sorria para sua mulher, para seus amigos, para seu chefe e para aqueles que reconhecidamente você sabe que não gostam de você. O sorriso é um elogio marcante, ele diz: Obrigado por você existir.

Sorria, não dói.

Elogie, também não dói.

Seja agradável, isso dói menos ainda.

_____________________________

Gostou? Mas ainda tenho ainda uma surpresa para você. Veja este filme, é um pouquinho longo, uns 15 minutos, mas trás uma mensagem sensacional e imperdível, (por coincidência me enviaram a poucos dias). Uma surpresa que vai te deixar um pouquinho mais leve e confortável e que, depois você vai compartilhar conosco em nossos comentários. Assista ao vídeo VALIDATION com legendas.

Comentários (5) Trackbacks (0)
  1. Walter , uma vez mais parabens , lindo texto !!!
  2. Ótimo,adorei,parabéns,bjusssssssssssss
  3. Walter, temos uma relação de usuario e voce o prestador de serviços. Falamos quase todo dia, mensagem etc. Respeito muito sua forma de trabalhar e atender e hoje cedo estava pensando que o walter é um grande amigo.
    Veja bem, da boa relação funcional ganhei um ótimo amigo!
    E o chacrinha estava certo "Quem não se comunica se trumbica"
    Abraço e boa noite, amigão!!!!!!!!!!!!!!
  4. Obrigado a todos. Receber um comentário de vocês para nós é uma imensa alegria.
  5. Sensacional,
    Eu não tinha me tocado sobre o poder dos elogios, no entanto, gosto de elogiar as pessoas e o faço com frequência. Tenho notado que as pessoas elogiadas sempre retribuem, no mínimo com outro elogio ou um sorriso. Parabéns pela bela postagem, ela traduziu em palavras algo que eu sentia com intuição. Abraços fraternos, JAIR.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados