29    jul 20116 Comentários

Construindo Memórias

Uma das mais belas Festas Temáticas de Portugal começou ontem dia 28. Considerada a maior feira de recriação histórica da Europa.

Chama-se Viagem Medieval em Terras de Santa Maria na cidade de Santa Maria da Feira.

Uma festa brilhante que transporta por 11 dias as pessoas para um glorioso passado de Portugal.

Neste dias, a cidade se transforma, ou melhor se transporta em um túnel do tempo, revivendo sua História Medieval. A modernidade da cidade se cala diante das figuras vestidas de povo, nobres, burgueses, cavaleiros, músicos e tantos outros personagens que fizeram a História da cidade e de Portugal.

...Este lugar é do tempo...

Turistas e moradores se caracterizam com roupas minuciosamente confeccionadas, mantendo a moda da época, e viajam pelo tempo revivendo personagens do século XII. Os trajes podem ser alugados e cada um irá executar um papel na vida e no dia a dia da Feira.

Milhares de atores interpretam cenas da História de Portugal, das lutas, e da Corte de Dom Alfonso Henriques.

Um trabalho magnifico de recriação histórica, pois aqui se restaura os mínimos detalhes da Independência de Portugal.

Vestir-se, representar estes personagens, muda a vida de muitos dos que amam a história, pois ao participarem dos festejos, vivem uma experiencia única de se transportarem aos heroicos, galantes e românticos campos medievais.

Maria dos Santos - Terras de Santa Maria da Feira

Um de nossas fiéis leitoras, Maria dos Santos, expressou esta sensação em sua página do Facebook a alguns dias:

"Amanhã vou Viajar...vou entrar na maquina do tempo e conto chegar ás 22 horas à Viagem Medieval de Santa Maria da Feira. Vou passar 10 dias como uma Rainha:)) ".

Esta forma de se contar a história é talvez um dos recursos mais eficientes de fazer com que todos se envolvam, participando de momentos mágicos que irão determinar uma nova paixão pelos fatos históricos. Reviver o passado em lembranças é uma experiência , mas reviver o passado em corpo é uma experiência pessoal e indelével.

Castelo Medieval - Santa Maria da Feira - Portugal Foto : Manu.World - Google Earth - ID: 1151797

Veja mais fotos da Feira Medieval.

Programe a sua visita, faça algo diferente, viaje no tempo.

Assista ao vídeo da feira no YouTube.


Fotos e vídeos de divulgação do SITE OFICIAL da VIAGEM MEDIEVAL

Comentários (6) Trackbacks (1)
  1. Este lugar do tempo, não é um sonho, é uma realidade que se vive, parecendo que uma maquina do tempo nos fez recuar, este ano, até ao Reinado de Dom Afonso Henriques. Lá tudo é real, até os cheiros medievais.
    Esta recriação Histórica é única em toda a Europa pelo seu rigor histórico, pela extensão do recinto, (40 hectares) e o local onde é feita. Santa Maria da Feira é uma cidade que foi construída em volta de um Castelo lindíssimo e é em volta desse Castelo que se faz todos os anos esta Viagem Medieval.
    É um trabalho que envolve cerca de 2.500 pessoas, entidades publicas e privadas e por dia recebe em média 50.000 pessoas como visitantes. Tudo é feito ao pormenor, tudo tem rigor, aqui não existe o faz de conta, tudo é real.
    Durante 10 dias sou Rainha nesta Viagem Medieval.
    Que pena tenho de não vos levar todos comigo...iriam adorar.
  2. Estivemos lá esta semana (04/08/2011). Festa belíssima, bem organizada e extremamente concorrida. E aí está um dos poucos "senões" da festa: São tantos os carros que se estaciona há mais de 1 km do centro da encenação. Mas, mesmo assim o inconveniente não se torna em incômodo, uma vez que caminhar até a "aldeia medieval" é um espetáculo à parte. Onde passamos encontramos casa (modernas), estabelecimentos comerciais (modernos) e edifícios públicos (modernos) enfeitados com motivos medievais. Há 500 metros do palco da festa é possível comer um petisco de inspiração medieval sentado em um fardo de feno, por exemplo. Fantástico! Eu, minha esposa e um casal de filhos (seis e dez anos) nos deliciamos com a experiência. Recomendamos.
  3. Comentário retificado: Estivemos lá esta semana (04/08/2011). Festa belíssima, bem organizada e extremamente concorrida. E aí está um dos poucos “senões” da festa: São tantos os carros que se estaciona a mais de 1 km do centro da encenação. Mas, mesmo assim o inconveniente não se torna em incômodo, uma vez que caminhar até a “aldeia medieval” é um espetáculo à parte. Por onde quer que passemos encontramos casas (modernas), estabelecimentos comerciais (modernos) e edifícios públicos (modernos) enfeitados com motivos medievais. Por exemplo: a 500 metros do centro da festa é possível comer um petisco, de inspiração medieval, sentado sob um fardo de feno. Fantástico! Eu, minha esposa e um casal de filhos (seis e dez anos) nos deliciamos com a experiência. Recomendamos.
  4. Ainda bem que gostou Roberto da Viagem Medieval. Quanto ao estacionamento é algo que a organização terá que ponderar nos próximos anos, pois há metas de aumentar ainda a dimensão da Viagem, a sua qualidade e o numero de visitas. Para tal terá que ser estudada uma rede de transportes que desloquem as pessoas dos arredores, onde será mais fácil estacionar, para o centro histórico.
    Só por curiosidade, de que zona veio para a vista a Santa Maria da Feira?
    Obrigado pela sua recomendação e visite sempre.
  5. A Viagem Medieval está neste momento com a maior enchente de sempre e quase a entrar no ultimo dia.
    "D. Afonso esta fragil e ja deixou o seu testamento. Amanha passa-se o testemunho. D. Sancho ja se mostra na Viagem Medieval..."
    Faz-se história em Santa Maria da Feira.
  6. Já temos tema da próxima Viagem Medieval de 2012: Reinado de D. Sancho I, segundo Rei de Portugal de 26 de Julho a 5 de Agosto.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email
Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados