31    mai 20110 Comentário

As influências

Recentemente a Revista Época publicou uma reportagem sobre as 40 pessoas que nos dias atuais mais influenciam outras pessoas na sociedade brasileira e continuam a influenciar.

São pessoas relacionadas as mídias, artes, música, esporte e outras áreas do conhecimento e que são seguidas nas redes sociais e que no termo popular: "fazem moda".

Luciano Hulk, o jovem Cesar Cielo, Antonio Carlos Magalhães Neto, Lazaro Ramos, Fiuk, Eike Batista, Luan Santana, Ivete Sangalo e muitos outros que também tiveram suas influências analisadas pela reportagem. Um pequeno grupo de pessoas influenciando muita gente.

Todos nós temos alguém no qual nos baseamos para formar opiniões, ou tomar decisões ou formar uma linha de pensamento que seja compatível com aquilo que queremos ser e assim, modelar a nossa personalidade. Até quem influencia esta sujeito a ser influenciado.

Das quarenta pessoas mais influentes da atualidade brasileira, 25% disseram que tinham sido influenciados pelo Pai e 15% por suas mães. Estes dois parentes são realmente os nossos influenciadores? É neles que olhamos quando queremos tomar uma grande decisão?

Idealizamos uma pesquisa para hoje em duas partes, na primeira delas, queremos saber exatamente de onde vem a influência dentro de uma família e na segunda parte queremos saber se fora da influência familiar existe a influência de outras pessoas e que tipo de influência é mais acolhida pelas pessoas.

Existe uma história bastante interessante que eu conheço que explica muito bem que a influência é mais formada pelo influenciado que pelo influenciador.

Existia em um país distante, um perigoso psicopata que tinha sido condenado a morte, na época, seus dois filhos eram pequenos mas, tinham idade suficiente para saber o que estava acontecendo. Anos depois, em uma entrevista para uma revista, a equipe de reportagem encontrou os dois filhos do condenado, um deles um bem sucedido empresário e o outro um perigoso bandido e que se encontrava em vias de uma condenação igual a do pai. Para ambos a equipe de jornalismo fez a mesma pergunta: Porque você se transformou no que você é hoje? A resposta dada pelos entrevistados foi idêntica : - Com o pai que eu tive, o que é que você esperava?

Influência todos nós fornecemos, de forma positiva ou negativa. São nossos atos, nossas falas e nosso jeito de demostrar a forma como pensamos, mas esta influência pode ser vista pelo lado bom ou pelo lado ruim. Assim como em um suicídio que tem pessoas que chamam de coragem e outros de covardia, a influência é vista pelos olhos do momento. Quem defende o suicídio pode estar em uma situação de carência ou fraqueza  que o leve a pensar que tirar a vida é um ato de coragem, mas, aquele que superou obstáculos, teve força e conseguiu reagir as dificuldades irá medir o suicídio como fraqueza ou covardia.

Nossa influencia familiar é muito mais abrangente que aquela influencia que as pessoas encontram pela rua, pois ela é vista pelo influenciado quase que a maioria do tempo de sua vida. Ou, por toda a sua vida.

Uma família tem mais tempo que qualquer outro para demonstrar sua forma de pensar e agir.

Do legado que deixamos para as outras pessoas, a nossa influência é talvez a mais delicada delas. Ela irá determinar se uma pessoa será boa ou má. É necessário que tomemos o cuidado de ser coerentes com o que fazemos ou pensamos por um longo período, o que irá facilitar a influência positiva. É comum o caso de pessoas que "escorregam" depois de anos de bons exemplos e levam consigo a confiança de muitos outros seguidores.

Quem te influenciou mais significativamente? Quem ainda faz com que você queira agir, queira pensar ou se modelar conforme você acha correto e que seja bom para você?

Fique com uma questão para ser respondida por você. Que tipo de influência eu sou em casa?

Responda a nossa enquete e se desejar, questione ou discuta este assunto.

Segunda enquete: Marque o tipo de influência que você mais absorve de outras pessoas, se desejar, coloque o nome da pessoa nos comentários.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados