22    mar 20112 Comentários

Sinais

Um dia destes, parei diante de um carro na rua e percebi que existia na lateral , na lataria, um adesivo muito legal. Vi exatamente o adesivo da figura ai ao lado.

Pai, mãe, três filhos e um cachorro.

Na hora, me lembro bem que pensei no significado da figura.

Família. Uma família feliz. Lembro-me que admirei o proprietário do veículo.

Lendo hoje na internet, vi uma matéria sobre estes adesivos que já esta se tornando uma mania entre motoristas.

Colar estes adesivos se tornou uma mania ? Ou uma maneira de dizer aos outros motoristas que aquele carro é ocupado por uma família feliz e que os integrantes mantêm um laço afetivo muito forte e que deve ser respeitado.

Na violência do trânsito, isto pode significar um gesto de consciência, na família ele é um recado aos outros membros de seus verdadeiros afetos.

Para alguns é segurança no trânsito e para outros, que sabem o significado da família, é uma maneira de demostrar a todos a sua privilegiada posição de Membro de uma Família.

A novidade, apesar de algumas polêmicas, traduz o sentimento que temos visto em diversas pesquisas de opinião sobre o modo como as pessoas estão encarrando os seus relacionamentos afetivos familiares e na maneira com que assumem publicamente estes relacionamentos. Mudança de comportamento?

Famílias mais jovens, hoje adotam diversos tipos de comportamento. A mídia, a sociedade, a multiplicidade de opiniões e a liberdade de pensamento, fizeram com que as pessoas se distanciassem, criando muitas vezes uma convivência apenas geográfica ou convivência de hospitalidade, onde, morar junto não significa compartilhar pensamento e onde cada qual tem os seus interesses e suas decisões, independente da vontade coletiva. Alguns, em função dos inúmeros exemplos que temos presenciado, até alertaram para o "desaparecimento" das tradições familiares.

A busca de realizações pessoais, de independência financeira, de liberdade de ação e outros fatores exigidos hoje pela sociedade, tem assustado alguns pais.

Os relacionamentos que nossos filhos e netos estão expostos na escola, na sociedade, nos grupos de interesse e nas redes sociais, tem feito de nossas crianças seres fantásticos, antenados no mundo a sua volta, extremamente críticos e decididos, o que as leva a definirem mais cedo o conceito de "bom e ruim", "agradável ou desagradável", "certo e errado" e tantos outros conceitos que formam a nossa personalidade. Nossas crianças estão se tornando adultos mais cedo. E como adultos irão definir o que é melhor para eles.

Os exemplos familiares ajudam a todos, sem exceção, na formação do nosso caráter, o que vai definir nossa formação, nossos relacionamentos e nosso modo de interagir com outras pessoas. Pais introspectivos não representam filhos fechados em si, mas pais ausentes podem significar filhos distantes. Filhos distantes não significam filhos insensíveis.

Acredito que possam existir sim, famílias com membros que queiram se sentir livres, independentes, donos de seus destinos e senhores de suas vontades, mas acredito ainda que após algumas tentativas de "acertos e erros", é possível que a pessoa perceba que é na família onde a liberdade, a independência e o controle de sua vida encontra mais exemplos.

Talvez algumas famílias tenham perdido este sentido, ou seja, o sentido de oferecer internamente e a qualquer um a liberdade, segurança, independência e preparo para vencer desafios futuros. Este é o verdadeiro motivo pelo qual as pessoas se mantêm juntas e ligadas pelos laços familiares. Famílias estáveis não são determinadas pelas dificuldades mas pelo modo como enfrentam as dificuldades.

O adesivo Família Feliz é um dos sinais de que a cada dia, mais pessoas desejam intimamente fazer parte de uma família.  Isto é um fato. Um sinal claro de que este adesivo é mais que um aviso de segurança no trânsito, ele é acima de tudo o aviso de Segurança Famíliar.

Torço para ver mais destes adesivos.

Opine a respeito deste assunto.

Comentários (2) Trackbacks (1)
  1. Walter: essa postagem foi de uma felicidade impressionante. Adivinhe se já não postei "Sinais" em meu blog? Adivinhou! Esse assunto tem sido comentado entre familiares e amigos e eu e minha irmã Maria do Carmo adoramos ver esses sinais de famílias nos carros particulares. Recentemente, observamos, em Itu-SP, um sinal em que havia, no mínimo, seis crianças, entre elas um bebê: duas gêmeas e uma escadinha maravilhosa, mais os pais. Parecia uma van e até brinquei que poderia ser uma condução escolar. Brincadeiras à parte, chamou-nos a atenção porque, atualmente, o número nas famílias é reduzido a duas crianças, no máximo três, mais os animais domésticos. Ah, que prazer observar esses sinais e concordo com o teor da matéria sobre esses adesivos: não é dica para atos de violência.
  2. Quando viajei para Curitiba em set.2010, era a moda lá. Trouxe
    para Pernambuco, e coloquei imediatamente em meu veículo , hoje já esta aparecendo aos poucos em outros carros. Parabenizo quem teve esta brilhante idéia . E também acho não é dica para atos de violencia e sim propagação da família.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email
Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados