29    mar 20110 Comentário

Anno 2000

Recebi um presente encantador. Um daqueles presentes que o valor esta mais no fato da pessoa que te presenteou, conhecer teu gosto, do que no valor do presente em si.
Mas mesmo assim, este é um presente sem valor declarado pois se trata de um tomo de arquivo de edições do "O Cruzeiro" do ano de 1929. Uma raridade que, segundo quem me deu, foi salvo da fogueira da ignorância na última hora. Isto mesmo, ia ser queimado, mas foi salvo e infelizmente os irmãos , 1930,1931,1932... não tiveram a mesma sorte. Se o fogo soubesse ler, no mínimo se encantaria com as raridades escriptas pelos redactores de 80 annos atrás. Estou me deliciando com os achados e já levei  até alguns sustos impressionantes.

Um destes sustos foi encontrar uma matéria humorística, escrita pelo jornalista J. Mario Canella (conheço este sobrenome) em 17 de agosto de 1929, na edição número 41,  uma previsão futurística do Rio de Janeiro para o ano 2000.

Entre várias previsões do jornalista, existe uma joia que vou transcrever, mas é preciso que você entenda, que o jornalista sonhando, viaja no tempo, em um Rio de Janeiro no futuro e encontra várias situações que divergiam muito dos dias em que ele, provavelmente não vivenciava na Rua Buenos Aires,152, onde estavam as Officinas de "O Cruzeiro".

Seu texto é marcado pelo espanto de encontrar nos hábitos do futuro uma mulher emancipada e diferente das mulheres de sua época. Leia o que ele diz :

"A mulher triumphou! A mulher venceu! Permutaram os sexos. Permutaram de attibuições. Permutaram tudo! Nas prisões onde só havia homens, ha agora mulheres. O recato, o pudor, a delicadeza e a sensibilidade, são hoje virtudes também masculinas...Os homens se ocupam de serviço domésticos. O feminismo triumphou! Não ha mais somente advogados, professores, médicos, governadores e maridos. Tudo mudou de genero. Tudo é feminino" . "Mas...e o divino anathema? E a delicia cruel de ser mãe? Ah! isto agora é com os homens...". (JMC - oitenta e dois annos atrás).

Qual terá sido o motivo que fez com que J.Mario Canella olhasse com tanta precisão para o futuro? Qual terá sido o prisma que ele colocou sobre os olhos?

Em 1929 o feminismo era motivo de debates ainda no Brasil, muitos a favor e muitos contra a emancipação da mulher. Mas ninguém, nem nós, mesmo vendo as mudanças atuais percebemos onde vai chegar as nossas atitudes cotidianas e a nossa estrada no futuro. Somente alguém do futuro é que poderá confrontar o presente com o passado e somente alguém com este jornalista, pode sonhar no passado o presente que vivemos hoje.

Quero lançar aqui um desafio. MyHeritage esta participando de uma experiência que só será vista no futuro, por homens no futuro.

Algumas crianças, estarão iniciando suas árvores genealógicas, um projeto da Prefeitura de São José dos Campos que MyHeritage esta participando, e estas árvores serão colocadas em uma cápsula do tempo a ser aberta em 2067. Queremos colocar junto com estas árvores a sua visão de mundo, daqui a 56 anos. Mas tem que ser um texto bem curtinho, algo como 140 caracteres. Em cada perfil de criança constará um padrinho com mensagens dos leitores de nosso blog.

Cápsula do Tempo de São José dos Campos

Mas tem que ser rápido, senão não conseguiremos fechar sua opinião junto com a cápsula.

É bem simples, basta escolher um tema, por exemplo "Mulher" e dizer como você acha que será a mulher em 2067. Escolha outros temas, como educação, economia, saúde, filhos, Paz  e tantos outros temas que estão em evidência no nosso presente. Sonhe este tema no futuro e escreva. Vamos colocar sua visão de futuro juntamente com o trabalho destas crianças de hoje e que serão os homens e mulheres de 2067 que irão abrir esta cápsula do tempo.

Não estaremos aqui para ver, mas as crianças de hoje, que estarão recebendo de nosso site, de seu site MyHeritage, as primeiras instruções de genealogia para montarem suas árvores genealógicas,  serão os homens e mulheres que irão abrir esta Cápsula do Tempo em 2067, e lerão a sua visão de futuro, assim, como lemos J. Mario Canella.

Coloque TEMA + a sua visão aqui no comentário e o seu nome completo.

Agradecemos a sua colaboração.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados