O que falam de você na internet?

O que falam de você na internet?

Li uma recente reportagem que debatia a invasão de privacidade na internet.

Um assunto que preocupa a muitos e que merece um pouco de destaque para nós genealogistas que somos de certa forma “investigadores” de família.

Muitas das informações que eu consegui, na busca de nomes e de possíveis parentes foi usando recursos da internet para descobrir, entrar em contato e averiguar a existência ou não de parentesco.

Invasão de privacidade? Então porque existem tantas comunidades no Orkut especificas em sobrenomes e nelas existem centenas e milhares de pessoas registradas? Para acharem e serem achadas pelos parentes.

Por que razão, todas as Redes Sociais , tem lá o seu “buscar Amigos” ? Para que? Para que pessoas interajam com outras pessoas. A técnica não é nova, é até uma estratégia bem antiga de caçadores experientes, que prendiam uma presa para atrair a caça.

Quando esta difícil achar , o segredo é ser achado. Uma hora você é o caçador e outra hora será a presa, na sua busca genealógica.

Foi assim, que encontrei um dos melhores colaboradores de minha árvore, expondo-me.  Ele me achou.

Em MyHeritage existe o Smart Matches que procura coincidências entre as árvores já existentes ou que venham a ser criadas por algum de seus parentes, este super eficiente sistema  já é sucesso entre os usuários de MyHeritage. Mas, pode-se dar uma forcinha nesta busca. Muitos parentes ainda nem começaram as suas árvores.

Quando eu insiro um novo perfil em minha árvore, fico esperando o sinal verde do Smart, mas… se não vier?

Um modo de saber se você é popular na internet é usando o sistema de busca “pipl” que busca entre todos as redes e em todos os lugares “abertos” a incidência de um nome ou sobrenome.

Facebook, Twitter, Google, Spokeo, Linkedin, Youtube, Myspace, e centenas de outros locais são rastreados em busca de um nome ou sobrenome, email, telefone e até endereço, e muitas outras fontes que, se você não sabia que alguém falou alguma coisa de você, é possível saber.

Este sistema mostra apenas onde é encontrada a informação, mas não dá acesso a informação. Por exemplo, Facebook, se você não for usuário do Facebook as informações da sua busca não  lhe serão mostradas sendo necessário que você faça o login no Facebook, e mais, nem mostrará informações que você tenha colocado como “privadas” em algum site o que é o caso de MyHeritage,um site privado.

Este site é ao mesmo tempo uma diversão e uma ferramenta bem eficiente na mão de um bom investigador. Para ir para este site, basta clicar na fechadura no começo do texto.

Já apresentado também no blog MeusParentes

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • Tiicckha

    19 de novembro de 2014

    I really love this idea. My Mother-in-Law just tnuerd 81 years young and I am going to try to get her to do one. And make copies for her family. Thanks so much for the ideas.