13    jan 20111 Comentário

Rio – Janeiro de 2011

Janeiro de 2011. Estamos estarrecidos diante da tragédia que caiu sobre o Rio de Janeiro, em uma das mais belas regiões turísticas do Estado. O Brasil inteiro tem assistido atônito as imagens da fúria  da natureza e das perdas humanas e perdas materiais da população atingida.

É hora de ajudar. Nunca falhamos nisto

Nosso blog quer ajudar de alguma forma e durante o dia de hoje estivemos empenhados em conseguir informações que ajudassem você a ajudar os atingidos com a sua solidariedade. As instruções a seguir foram lidas em vários meios de comunicação e agrupadas para facilitar a sua ajuda e a sua solidariedade.

Como Ajudar:

Toda tragédia é dividida em duas partes: A fase da ocorrência e a fase de reconstrução. Estamos ainda na fase de ocorrência e todos os órgãos de auxílio estão empenhados em salvar vidas e socorrer os sobreviventes, e muitos já estão em segurança  e devem receber o auxílio da população.

As imagens comovem e muitas pessoas se perguntam como ajudar, o que mandar, para onde mandar.

Neste momento, ainda não existe a necessidade de envio de dinheiro, esta obrigação é exclusiva do  Estado e se for necessário este órgão deverá providenciar a abertura de uma Conta Bancária Oficial e divulgar em todos os meios de comunicação para que todos possam depositar suas doações. Não doe neste momento dinheiro para ninguém pois ninguém esta autorizado a receber dinheiro em nome das vítimas.

UPDATE: A Caixa Econômica Federal abriu uma conta bancária para receber donativos em dinheiro.

Conta da Defesa Civil - RJ

Caixa Econômica Federal

Agencia : 0199

Operação : 006

Conta : 2011-0

Os Locais: Vários locais estão se mobilizando para coleta de doação, procure as Delegacias de Policia, Prefeituras, Agências do Correio e os diversos supermercados e shopping que estão disponíveis para receber a sua doação.

Doação de bens de necessidades imediatas:

Água : Um dos itens mais necessários. Para doar água é necessário que você doe em embalagens plásticas de 5 ou mais litros, e de preferência na embalagem original do supermercado, em fardo também plástico. Ao escolher o fardo e as embalagens, escolha os mais resistentes e que não estejam sujeitas a se desmontarem durante o transporte. Mande sempre água junto com outras doações, pois a água serve tanto para as vítimas quanto para os inúmeros voluntários que já estão trabalhando.

Alimentos: Os sobreviventes já estão em escolas e abrigos e já dispõem de recursos para fazerem os alimentos, envie alimentos que possam ser cozinhados, e se você pretende enviar carne, faça em fardos de enlatados. Não envie alimentos pré-cozidos ou que dependam de refrigeração. Sempre que você for enviar os alimentos preocupe-se com a segurança da embalagem evitando que seu transporte acarrete em perdas por vazamentos ou furos. Coloque tudo em um saco transparente e passe fita adesiva em volta formando uma cesta de fácil transporte. Não mande saquinho por saquinho.

Colchões, Cobertores e toalhas: Não doe colchões usados. Caso você queira doar colchões, opte pelo colchonete e peça para a loja embalar enrolado para economizar espaço. Um plástico envolvendo o colchonete ajuda bastante a economizar espaço, a não sujar e não molhar. O mesmo procedimento deve ser feito com cobertores, roupas de cama e toalhas. Procure montar um jogo a cada colchonete.

Higiene pessoal: monte em kits individuais com escova, pasta dental, sabonete e outras itens que achar necessário, embale tudo em um saco transparente.

Produtos de Limpeza: Use os mesmos cuidados do transporte de água, não coloque em sacos pretos e se necessário e estes itens não puderem ser identificados a primeira vista, escreva "Material de Limpeza" nas embalagens.

Roupas: Envie as roupas separadas e colocadas em sacolas de supermercado uma a uma, e escreva na sacola "Roupa de Homem- tamanho xx", "Roupa de criança - Tamanho XX" e escreva com pincel de tinta vermelha para destacar.  Fraldas e roupas de bebê devem ser embrulhadas cuidadosamente com um plástico e adesivadas para evitar qualquer contaminação. Envie junto com roupas de bebê chupetas e mamadeiras.

Não envie brinquedos, embalagens de vidro, móveis, panelas ou remédios. Nesta fase de ocorrência isto não será necessário.

Divulgue estas instruções, ou divulgando o endereço do nosso blog ou por seu email. A internet é uma maiores armas humanitárias já conhecidas.

Caso você conheça mais alguma dica, ou local de doação confiável, coloque em nosso comentário.

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. Gente, vamos pedir para o Exército, a Marinha e a Aeronáutica mandar todos os helicópteros para ajudar os que ainda estão vivos e isolados, onde não se pode chegar por via terrestre, para levar alimentos e remédios e outras coisas de 1ª necessidade.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados