16    jan 20110 Comentário

Revivendo

Nossas vidas estão cheias de lembranças, não as lembranças que guardamos em nossa memória, mas as lembranças materiais que guardamos em nossas caixas de sapato, nos nossos baus e nas paredes de nossas casas. Não importa o tamanho, basta ter pertencido a alguém, ou a uma época e a presença física desta lembrança nos remete ao passado.

Algumas delas, mesmo que não nos pertençam, mas, por serem "conhecidas",podem nos levar a épocas passadas e nos fazem recordar momentos e situações agradáveis ou difíceis. Estas lembranças materiais irão nos acompanhar por muito tempo. Tenho comigo uma pequenina garrafa de coca-cola e uma bola de golf. Nunca joguei golf mas ela me lembra alguém, que também não jogava golf, mas muito querida que encontrou e me deu esta bola. A garrafa de coca eu consegui em um restaurante, e fiz tudo para conseguir, para me recordar da  minha filha e sua fixação quando criança em colecionar garrafas de coca-cola. Tive muitas outras lembranças, que infelizmente se perderam em caixas de mudanças ou nos desencontros da vida, quando deixamos para trás algumas lembranças ou "pedaços da vida".

Para quem olha e não percebe o seu valor, são apenas quinquilharias que ocupam lugar, "enfeiam" e nem sempre combinam com a decoração. Estas lembranças devem ser assim mesmo, ocupar lugar e não podem combinar com nada, para que se destaquem ao serem olhadas e nos tragam rapidamente o passado. Algumas vezes olhamos para estes objetos e nem nos comovemos naquele momento, mas, basta nossa mente se acalmar e eles fazem o seu trabalho, o de trazer as recordações e de reviver os acontecimentos que vivemos.

Fotos são lembranças diretas, recriam fatos que existiram, mas os objetos aos que me refiro, são formadores de novas histórias ou de várias situações ao mesmo tempo. Estas recordações podem mudar de época e de forma, diferente da foto que imortaliza a lembrança e conclui o fato, estes objetos, têm uma característica diferente, uma característica única de brincar com a criatividade e até criar novas situações. Eles são os responsáveis pelo famoso "E se..." ,que nos faz criar outras soluções para os fatos que vivemos, são como passagens ou portas que podemos abrir a mesma sempre ou abrir outras portas a cada lembrança.

Foto: Linha Retro da Brastemp

Existem alguns destes objetos que são de lembrança coletiva, que compartilhamos com outras pessoas, pois pertencem a locais comuns, e muitos destes são sem dúvida os objetos de uso comum em qualquer casa,  na sala da avó, quantas lembranças, na  varanda dos pais, quantas lembranças, na cozinha da mãe, nos utensílios, quanta lembrança.

Olhe como você decorou a sua casa? Como você colocou os móveis e como encaixou as "lembranças" a tudo isto. O que lhe trás lembranças pessoais? E o que lhe trás coletivas? Um deles é o pinguim de geladeira, tão comum a alguns anos e que hoje já tomou outras formas. Na minha casa desde criança eu me lembro de um deles com durex colando a metade de seu corpo e com o bico quebrado, consequência da combinação de dois fatores, o eterno equilíbrio da geladeira  sobre quatro pés desnivelados e a força que fechávamos a porta da geladeira, o que volta e meia, lançava o pinguim ao chão. Era trocar o pinguim e logo lá estava o durex e a falta do bico novamente.

Estas lembranças são a sua história contada em pedaços, um museu particular que você nem percebe que esta montando, mas, olhe a sua volta, veja os bonequinhos, os adesivos na tela do computador, as suas marcas na mesinha, estenda seu olhar para mais longe e veja em outros cantos de sua casa, quanta "quinquilharia" que você não abre mão. O que cada pedaço desta sua lembrança lhe trás de passado? O pinguim de geladeira é comum a nós dois?

Estou escrevendo aqui e viajando por vários destes objetos. Experimente lembrar-se de alguns deles em sua vida.  Recordar faz bem.

Registre estas emoções em sua árvore, escreva suas memórias e deixe-as bem guardadas em sua árvore, pois pinguins de geladeira podem se quebrar.

Foto: Site da Brastemp

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados