6    jan 20110 Comentário

O futuro

Desde o último dia 30, os brasileiros entraram definitivamente na era digital. Agora não tem escapatória.

O novo Registro Geral (RG) que agora passa a se conhecido como Registro de Identidade Civil (RIC) é um dos mais modernos do mundo com um chip de memória que vai guardar todas as principais informações dos brasileiros.

O novo documento é mais seguro e vai  armazenar as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor e CPF.

Com todos estes dados armazenados, teremos um super documento de identidade e que em breve vai substituir os outros, gerando menos burocracia para se carregar por ai.

Com relação a segurança do documento, garantem os idealizadores do projeto, que, todas as medidas foram tomadas e assim como o cartão de banco que em caso de perda ou extravio poderá ser bloqueado pelo sistema este novo documento tem recursos semelhantes. Para quem não sabe o que é isto, muitas pessoas hoje estão envolvidas em pendências judiciais devido ao uso de seu documento por pessoas estranhas e quem já perdeu um documento sabe o que eu estou falando e da dor de cabeça que isto pode gerar.

Segundo o Ministério da Justiça, serão necessários 9 anos para a total troca de todos os documentos e diversas cidades já iniciaram a mudança em caráter experimental. Na primeira etapa do projeto 2 milhões de brasileiros deverão ser convidados a trocar sua documentação pela nova carteira ou novo RIC. Eu quero o meu.

Sugestão da leitora Juliana Campos Maciel

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados