O futuro

O futuro

Desde o último dia 30, os brasileiros entraram definitivamente na era digital. Agora não tem escapatória.

O novo Registro Geral (RG) que agora passa a se conhecido como Registro de Identidade Civil (RIC) é um dos mais modernos do mundo com um chip de memória que vai guardar todas as principais informações dos brasileiros.

O novo documento é mais seguro e vai  armazenar as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor e CPF.

Com todos estes dados armazenados, teremos um super documento de identidade e que em breve vai substituir os outros, gerando menos burocracia para se carregar por ai.

Com relação a segurança do documento, garantem os idealizadores do projeto, que, todas as medidas foram tomadas e assim como o cartão de banco que em caso de perda ou extravio poderá ser bloqueado pelo sistema este novo documento tem recursos semelhantes. Para quem não sabe o que é isto, muitas pessoas hoje estão envolvidas em pendências judiciais devido ao uso de seu documento por pessoas estranhas e quem já perdeu um documento sabe o que eu estou falando e da dor de cabeça que isto pode gerar.

Segundo o Ministério da Justiça, serão necessários 9 anos para a total troca de todos os documentos e diversas cidades já iniciaram a mudança em caráter experimental. Na primeira etapa do projeto 2 milhões de brasileiros deverão ser convidados a trocar sua documentação pela nova carteira ou novo RIC. Eu quero o meu.

Sugestão da leitora Juliana Campos Maciel