24    nov 20100 Comentário

Surto de enfermidade Genética

Estudando a árvore genealógica dos habitantes de Serrinha dos Pintos, sertão do Rio Grande do Norte, a bióloga Silvana Santos encontrou mais de 70 casos de uma doença raríssima, a Síndrome de Spoam, doença que paraliza os membros inferiores e causa cegueira. O motivo levantado na pesquisa foi o grande número de famílias formadas pela união consanguínea entre primos.

A incidência dos casamentos entre primos nesta cidade é de 32% das uniões matrimoniais e este parece ser um problema que se espalha pela região de Serrinha do Pintos com algumas cidades atingindo até 40% dos casamentos sendo realizados entre primos.

Muitas das pessoas pesquisadas sofrem além dos problemas físicos o grave problema de falta de confiança nos serviços médicos e fanatismo religioso.

Uma das moradoras de Olho D'Água, municipio da região, filha de pais que são primos e também casada com um primo, e que tem 5 filhos sendo que três deles são surdos, diz :" Não acredito nesta coisa de doença causada pelo casamento entre primos, tive filhos surdos porque Deus quis"

Outra doença que custa aos cofres públicos R$ 100 mil reais por mês por paciente é a mucopolissacaridose que causa problemas motores, retardo mental e problemas do crescimento. Um custo bem superior a um aconselhamento genético.

Melhor prevenir do que remediar.

Como podemos ver nesta notícia o uso pelos profissionais da ciência das árvores genealógicas esta cada vez mais difundido, comprovando sua eficiência não só no registro histórico mas também no registro médico de um família.

Reportagem da Folha.com

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados