9    nov 20100 Comentário

Muro de Berlim

Um dos maiores símbolos da Liberdade do século XX, faz hoje 21 anos e completa a maioridade.

A DERRUBADA DO MURO DE BERLIM

Mas a maioridade mesmo deste símbolo, esta no gesto de "gente grande" dos muitos homens e mulheres que derrubaram este muro.

Um dos mais tristes e ridiculos momentos da humanidade talvez tenha sido a construção do Muro de Berlim em pleno Século da Evolução.

Construido na madrugada de 13 de agosto de 1961, não aprisonou pessoas, mas a liberdade pelo que tantos haviam dado a sua vida na Segunda Guerra Mundial. O muro com 66 Km, dividia não só a cidade de Berlim, mas o mundo todo em dois blocos.

No dia 09 de novembro de 1989, uma multidão de alemães orientais, subiram o muro para se juntar aos seus irmãos do lado ocidental, em algumas semanas o muro seria destruido e seus pedaços vendidos como souvenirs. Parecia que a  Razão tinha assumido o controle dos povos.

21 anos.

Hoje outros muros foram criados, em alguns deles o concreto tem outras formas. Tem a forma do medo, da intolerância, do descaso, da pobreza, da fome, da escravidão e estes serão os MUROS que teremos que derrubar um dia.

A alegria tomou conta de Berlim em 89, hoje restam poucos trechos  mantidos como relíquias para lembrar a inconsequência humana. Uma linha nas ruas de Berlim marca o local por onde a vergonha passou.

As linhas estão pelo mundo inteiro, visíveis ou invisíveis, chocantes, separando famílias, separando povos, separando irmãos e causando tanto sofrimento.

Estas linhas, serão o nosso legado para as gerações futuras e não queremos que eles nos chamem de loucos, mas muitos de nós poderá dizer agora  ou escrever em suas lápides, "eu tentei".

É nossa obrigação maior, muito mais que sobreviver, muito mais que evoluir, é encontrar o caminho da Paz.

E não existe Paz sem Liberdade.

21 anos é maioridade, mas não quer dizer juizo.

Um gesto de Paz começa por pequenos atos diários, de conscientização, de defesa e de assumir que a liberdade é um Direito adquirido ao nascer. Manifeste-se.

Saiba mais sobre o Muro de Berlim na  Wikipédia

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados