22    ago 20100 Comentário

Os partidos

Existe um ditado que futebol, religião e política não se discutem, lamenta-se.

Mas como estamos vendo, já começou a campanha política no Brasil, que irá trocar o presidente da República, Governadores  e todos os cargos legislativos até os Estados da União.

Em cada perfil de nossas árvores existe um campo específico para se colocar a orientação política de nossos antepassados e por isto nós gostaríamos de aproveitar a intensa campanha dos políticos,  neste ano eleitoral, para salientar a necessidade de se dar importância a estas pequenas informações existentes nos perfis de cada membro de sua árvore e que podem gerar informações maiores para quem busca saber mais sobre o passado de seus parentes.

Meu bisavô Jacintho, veio para o Brasil com o nó Anarquista preso na garganta, aqui, se junta a outros homens, patrícios e brasileiros e faz parte da montagem do Partido Republicano. O que leva um homem a definir-se Liberal ou Conservador? Anarquista, Democrata ou Socialista? Será que esta formação de pensamentos afeta a sua árvore? Ou será que a política na sua família é apenas debate de quatro em quatro anos?

Linha de Pensamento Político dos antepassados pode caracterizar a forma como os seus pensamentos estão formados, pois eles fizeram parte da Coluna Central de Atitudes ou Sociologia Familiar de todas as pessoas que fazem parte de uma família e afetaram diretamente sua posição social, religiosa e política de hoje.

Antes, eram os sistemas patriarcais que dominavam estas atitudes, mas hoje, com a divisão, afastamento  geográfico e liberdade de pensamento que cada uma das pessoas da família, ficou mais complexo esta união ou fidelidade a  uma só linha de pensamento político. Somos multipartidários entre nós parentes, discutimos nossas opções e muitas vezes confrontamos com as pessoas de dentro de nossa sede familiar.

Mas, o resultado de nossas escolhas afeta sistemáticamente nossas famílias e a nossa história, por isto segundo Antonio Carlos G. da Costa, esta discussão da política como uma ação social, passa necessariamente pelo seio da família e não podemos deixar que o assunto seja sazonal. E, se entre nossos familiares, podemos discutir nossas diferenças no futebol e também na religião, por que não incluir neste debate os nossos pensamentos políticos?

E você, conhece sua Linha de Pensamento Político? Apóia candidatos aliados do mesmo pensamento?  Você conhece as Linhas de Pensamento dos políticos que vai apoiar? Como saber diante de tantas opções?

A Revista Veja, publicou uma árvore Genealógica dos Partidos Políticos no Brasil. Uma "árvore" muito interessante e que pode mostrar a você a forma de pensar de cada partido e confrontar com suas Estatísticas da Árvore, (se nos perfis de seus parentes, o item, Visão Política estiver bem definido).

Explore esta "árvore" e passe o mouse sobre os "pontos" dos partidos para ler a história de cada um.

Depois de muitos anos, eu vejo que não acompanhei meu bisavô na forma de pensar. Minha Visão Política é diferente dos meus antepassados e será bem diferente da dos meus netos. Afinal, evoluímos ou...

Divirta-se com esta particularidade que esta presente em sua árvore.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados