27    ago 20101 Comentário

O retrato

Quem faz genealogia de sua família pode perceber a mudança incrível que ocorre no passar do tempo no rosto das pessoas, são as marcas do tempo, as marcas da vida. Somos humanos, não nos manteremos eternamente jovens.

Fotos de um rosto, agora e no passado, são duas pessoas.

Tenho acompanhado com curiosidade as atualizações do Site Oficial da Família Goldberg de Diego Goldberg, um fotógrafo argentino que desde de 1976 divulga as fotos dos membros da família ano a ano, a reunião onde eles são fotografados já se tornou um ritual. Podemos ver em cada rosto, as marcas do tempo e em algumas delas as marcas da preocupação ou estado de espírito em que se encontravam no dia da foto. É fantástico e vale a pena visitar este site. Ele foi atualizado agora em julho com as fotos de 2010 e também com a primeira foto de uma nova integrante da família.

Uma pequena amostra.

Somente por esta amostra já podemos ver o quanto o tempo muda nossas feições e deixa em nós o que chamo de cicatrizes da experiência.

Esta comparação é uma diversão em nossas árvores. Olhar foto por foto, lembrar-se do momento e ver as mudanças que cada pessoa apresenta em suas feições é longe de ser entendioso ou maçante, é uma agradável e saudável maneira de você entender o passado, principalmente se você conhece o passado da pessoa, suas lutas, derrotas e vitórias, as formas como as cicatrizes se formaram.

Ficou bem fácil comparar fotos, se você usa com frequência a Linha do Tempo de MyHeritage, mas queremos que você veja a importância de se ter várias fotos de diversas épocas da mesma pessoa, uma vasto arquivo é motivo de  se ter orgulho quando se pensa em genealogia. Não existe foto menos importante ou mais importante, só existe a foto. ( Não se esqueça de colocar as datas, títulos e locais onde foram tiradas).

Hoje em dia é possível se conseguir mais comparações deste tipo por dois motivos, primeiro que, com a popularização e o baixo custo das máquinas fotográficas, muito mais fotos são tiradas, assim, no futuro, nossos filhos e netos terão um acervo fotográfico muito maior para poder comparar e o outro motivo é que a poucos anos atrás, ter um arquivo digital era possível somente para algumas pessoas, que podiam ter acesso a hospedagem e manuseio de suas fotos em alguma site na internet, o que não é mais problema hoje em dia e isto permite com que você possa também reunir fotos espalhadas que porventura estejam nas mãos de outros parentes, unindo todas no mesmo local. Meus pais, tinham várias caixas de papelão com um verdadeiro tesouro dentro, meu filho tem o mesmo tesouro em um PenDrive, e eu tenho muitos álbuns em meu site com várias destas fotos. Prático não é mesmo?

Mas, voltando ao assunto; Não só as pessoas comuns que estão sujeitas a ação do tempo e a comparações, veja alguns famosos no seu "antes e depois". Identifique cada um deles e veja como é bem interessante comparar fotos do passado com as  fotos atuais de sua árvore. Divirta-se.

Você poderá ver outros exemplos no site "50 Celebridades Antes e Depois"

Comente.

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. adorei este blog vou visitar mais vezes

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados