16    ago 20102 Comentários

O dono da bola…

Quando você deu início a uma site em MyHeritage, automaticamente você foi promovido a webmaster. O dono da bola.

No começo é simples, é só você aprendendo as funções, o modo de se colocar os perfis, etc, e etc.

Depois, você descobriu que podia convidar parentes para ajudar. Veio um, veio dois, e hoje você já tem bastante parente te ajudando na tarefa de montar a árvore genealógica e principalmente a sua Rede Social, que na realidade é uma Rede Familiar.

Os membros entram, alteram, incluem, dão opiniões e você é que vai gerenciar todos para que tudo funcione direitinho.

É difícil. De um lado a sua vontade de que todos tenham a mesma disposição, paixão e dedicação sua para com a árvore, de outro lado, é necessário que também se seja flexível o suficiente para se conseguir o máximo de informação possível sem espantar ou deixar fugir um parente.

Qual é o segredo? Como agradar gregos e troianos?

Algumas dicas:

PACIÊNCIA - Este é o principal requisito de um bom webmaster de site de genealogia, sem ela, vão-se os primos, vão-se os dedos.

Veja o quanto você já fez e foi muito mais do que qualquer um, mas, mesmo você, não fez tudo do dia para a noite.

Sei que o tempo é o que sempre preocupa, mas, nenhuma pesquisa bem sucedida foi feita em minutos, leva-se tempo, as vezes anos para se conseguir uma informação ou se encontrar o caminho das pedras. Espere a resposta. Quando se faz uma pergunta, não volte a perguntar, dê tempo ao seu parente para que ele venha para o seu lado com muito mais que uma resposta, que ele venha com a disposição para ajudar.

Sem a paciência, você pode pegar o telefone e estragar tudo, pode escrever um email, e estragar tudo. Mande-lhe um email de lembrança educado, e só toque no assunto após alguns contatos . Ninguém gosta de pressão.

Paciência é pensar duas, dez vezes sobre o mesmo problema e encontrar uma forma de contornar uma situação ou dificuldade de seu site. Dizem que contar até dez funciona, eu não acredito, conto até vinte.

MOTIVAÇÃO : A motivação é um outro fator que deve ser preservado e você tem que caprichar neste item.

Vá ao cinema, na entrada ainda,  existem diversas propagandas do filme da semana que vem, é assim, motive seus parentes com perspectivas além do que ele espera. Mostre as novas funções do site, não espere ele  descobrir. Ajude a montar a árvore  mostrando item por item, passo a passo e a maneira correta de se colocar nomes ou editar eventos. O blog e o fórum são ótimos locais para se manter atualizado.

Jamais se esqueça do aniversário de alguém da árvore e se esta pessoa não esta na lista de Membros, envie um email ao parente mais próximo para que ele faça o contato e transmita suas felicitações. Os membros são os seus principais contatos com o resto da família.

LIDERANÇA: A boa liderança é aquela em que o Membro de seu site, confia e acompanha, não pela imposição mas pela razão. Tome atitudes visando todos os outros membros e não um só. Medidas como "-Quem não fizer, vai ser excluído..." já é coisa do passado.

Liderança representa divisão.

Nunca use os termos meu, minha, eu fiz, etc. Um bom líder webmaster quer um resultado e não um aplauso. Quem tem que sobressair é o site e não o webmaster.

Permita que os Membros possam participar da montagem,  o site é um trabalho coletivo. Verifique as configurações e veja se os membros podem realizar as tarefas que você pode fazer, deixe que eles escrevam matérias, que modifiquem  eventos, que construam interesse em participar. Você deve ficar sempre atento a qualquer modificação na árvore e as vezes um engano cometido pelo parente já é um bom motivo para iniciar uma troca de emails e não o motivo para fazer as correções sem avisá-lo.

Acredito que muitos aqui já são expert neste assunto, pois cada Rede Familiar é exclusiva, assim, se você usa uma metodologia que não conhecemos, diga para nós em nosso comentário, é muito bom aprender com outras pessoas, afinal, eu também tenho o meu site e apanho igual a você.

Comentários (2) Trackbacks (0)
  1. Sem dúvida é uma tarefa dificil, mas gratificante. Parabéns pelo texto e obrigado pelos conselhos!
  2. Uma das ideias que utilizo para ganhar cada vez mais apoio, é mostrar o que foi feito até agora e divulgar as novidades. Muitas vezes pego o email dos parentes envolvidos numa descoberta e mando a todos, algo como "descobri mais uma geração dos nossos antepassados, eles vieram da localidade X de Portugal, etc. Quem quiser ver, no nosso site o documento de batismo do nosso trisavô está lá. A cidade é um lugar pequeno atualmente...". Conto a história, como eu cheguei nessa informação, coloco o link pra induzir os curiosos a entrar. E assim entrando no site, alguns deles acabam tomando gosto pelo que já tem lá. A cada 10 pessoas, 1 pelo menos volta com perguntas sobre a árvore genealógica, sobre o site. E a cada 20, 1 acaba contribuindo com: "tenho algumas fotos em casa, tenho alguns documentos antigos....".
    E assim fui aumentando a qtde de envolvidos e a árvore cresce bastante. Hoje são mais de 1300 perfis e mais de 230 membros.

    Porém queria sugerir algo que facilitaria muito. Para eu contatar as pessoas e divulgar as descobertas, eu tenho que selecionar uma a uma na lista de membros. Ou então eu vou fazendo por Facebook alguns grupos. Seria muito útil que o site deixasse criar uma lista de membros/parentes agrupados de forma personalizada. Assim posso criar grupos com parentes da mesma natureza, e divulgar para os interessados.
    Hoje a árvore cresceu tanto que tem famílias muito distantes e que nem se conhecem. Divulgar para todos sempre fica chato para os que não tem nada a ver com aquela parte da família.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados