12    ago 20103 Comentários

Mio nonno

Considerada a maior população de descendentes de italianos fora da Itália, o Brasil teve seu ápice de imigração italiana no final do século XIX, quando a abolição da escravatura e a proibição do tráfico escravo criou a necessidade nos produtores de café em substituir a mão de obra produtora de café e  suprir a falta de trabalhadores, até então escrava, já envelhecida e com crescimento demográfico em declínio, pelos imigrantes italianos. Motivados pelas dificuldades na Itália, (Guerra da unificação e alta densidade demográfica e desemprego), muitos italianos decidiram em atender ao apelo dos produtores de café brasileiro e vieram constituir família no Brasil.

Uma grande parte destes imigrantes são "oriundi" das regiões de Veneto, Campânia, Calabria, Lombardia e Abruzzo que foram responsáveis por mais de 737 mil imigrantes para o Brasil. Para os cafeicultores os novos trabalhadores atendiam em muitas necessidades as carências da cultura do café no Brasil, mas principalmente, eram brancos e católicos.

Em 1900, a imprensa italiana divulgava as condições miseráveis que alguns colonos italianos tinham em alguns locais de trabalho, uma vida de semi-escravidão motivada pela cobrança da passagem de navio e por despesas de moradia e alimentação, técnica de dependência muito usada na época pelos Barões do Café. Isto fez com que o governo italiano tomasse medidas que dificultavam a imigração para o Brasil. (fonte Wikipédia)

Muitas árvores genealógicas brasileiras são de descendentes que hoje procuram suas raízes no continente europeu, principalmente genealogias da região sul e sudeste "di Brasile".

Para ajudar na busca, gostaríamos que você conheça o Portal da Provincia Autonoma de Trento, que tem um grandioso arquivo com mais de 1 milhão e duzentos mil nomes de Trentinos, nascidos entre 1815 e 1923 para consulta gratuita, em um arquivo que levou anos para ser feito. A página esta em português, mas é necessário que você faça o cadastro e registre-se no Portal.

Depois é só digitar o nome de seus parentes da região de Trento que serão mostrados os nomes de pai e mãe e datas de nascimento, o que facilita em muito a sua pesquisa.

Para registra-se, existem algumas dicas que gostaríamos de ajudar.

1. Lembre-se que podem ocorrer variações do nome por exemplo Canella pode ser encontrado como Cainelli , erro que foi causado pelo escrivãos da época que por não dominarem o idioma, escreviam o que entendiam.

2. Clicando-se no link REGISTRE-SE você será encaminhado(a) a um formulário para colocar as suas informações básicas, após, ao aceitar o registro, será enviado para o seu email de registro uma senha provisória que você deverá colocá-la quando clicar no link indicado na mensagem do email.

Logo após, será solicitado que você crie uma senha de no mínimo 8 caracteres alfanuméricos sendo que é obrigatório que tenha-se  nesta senha: Uma letra maiúscula, uma minúscula e um número, O texto de cadastro de senha esta em inglês, mas siga esta dica para evitar o bloqueio de seu email de acesso.

Visite este site e se você tiver mais alguma dica de arquivos que possa ajudar a pesquisa de genealogia, por favor, nos envie os links para que possamos divulgar aqui em nosso blog.

Depois da visita ao Portal, dê uma passada pelo nosso comentário para deixar sua impressão do Portal, da indicação e de sua  experiência.

Buona ricerca.

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. Olá,

    Talvez por aqui eu encontro a resposta para a minha dúvida. Depois de tetraneto, vem o quê (Filhos, Netos, Bisnetos, Trinetos, Tetranetos, xxxxx)?

    Obrigado
  2. P@RA GUNAR: Sua resposta esta na matéria QUE PARENTE VOCÊ É?
  3. Este grandioso arquivo chamado de NATIINTRENTINO, facilita as pesquisas dos nossos ancestrais na Italia,para levantar a Árvore Genealógica da Família.Muito bom.Basta seguir as intruções acima,Obrigado

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados