24    ago 20100 Comentário

A paixão de Dom Pedro II

“É preciso ter visto a cousa com os seus próprios olhos para se fazer idéia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de 9 minutos, o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe e todos os objetos circunstantes se achavam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela mão da natureza, e quase sem a intervenção do artista” (trecho do Jornal do Commercio, de 17/01/1840).(fonte)

Dom Pedro II deve ter lido estas palavras e se emocionado, pois nesta época, também foi apresentado ao invento. O DAGUERREÓTIPO foi trazido para o Brasil em 16/01/1840,  pelo abade Louiz Compte que apresentou esta novidade também para o Imperador em uma exposição no Hotel Pharoux, no Largo do Paço.

Depois desta apresentação, a paixão se eternizou em muitas fotografias que o jovem Dom Pedro II, então com 14 anos,  tirou no seu equipamento, que, empolgado  com a novidade, encomendou em Paris por duzentos e cinquenta mil Réis, o primeiro Daguerreótipo brasileiro e se tornou também o mais jovem fotógrafo da América.

Tornou-se um mecenas da fotografia e o maior colecionador particular de fotografias do Brasil. Retratava pessoas e paisagens.

O seu acervo fotográfico digital esta hoje na Biblioteca Nacional na Collecção Dona Thereza Christina e por serem extremamente sensíveis a luz os originais são protegidos e quando expostos, a exposição, recebe o nome de "De volta a Luz". (fonte)

Dom Pedro, assim, como todo bom turista que conhecemos, levava sua maquina de dagueterreotipia em todas as suas viagens e registrou momentos do cotidiano de outros países e costumes de outros povos. Visionário, criou no Brasil diversos prêmios para fotógrafos e incentivou muito o nascimento e o desenvolvimento desta arte no país.

Registrou também em belíssimas composições a sua família e seus parentes.

Algumas desta fotos eram inéditas até a pouco tempo atrás e em 1990 receberam um cuidado especial pelos especialistas para a recuperação e manutenção de uma acervo de mais de 25 mil fotografias.

Nosso blog gostaria também de indicar o Blog inglês de MyHeritage que mostra fotografias feitas no tempo do Império Russo e que também encantou  o  Czar Nicholas II  e que é também bastante interessante e valem uma visita.

Outra coisa. Você já respondeu a nossa enquete sobre fotografias antigas em sua árvore?

Comente.

Comentários (0) Trackbacks (1)

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email
Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados