A paixão de Dom Pedro II

A paixão de Dom Pedro II

“É preciso ter visto a cousa com os seus próprios olhos para se fazer idéia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de 9 minutos, o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe e todos os objetos circunstantes se achavam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela mão da natureza, e quase sem a intervenção do artista” (trecho do Jornal do Commercio, de 17/01/1840).(fonte)

Dom Pedro II deve ter lido estas palavras e se emocionado, pois nesta época, também foi apresentado ao invento. O DAGUERREÓTIPO foi trazido para o Brasil em 16/01/1840,  pelo abade Louiz Compte que apresentou esta novidade também para o Imperador em uma exposição no Hotel Pharoux, no Largo do Paço.

Depois desta apresentação, a paixão se eternizou em muitas fotografias que o jovem Dom Pedro II, então com 14 anos,  tirou no seu equipamento, que, empolgado  com a novidade, encomendou em Paris por duzentos e cinquenta mil Réis, o primeiro Daguerreótipo brasileiro e se tornou também o mais jovem fotógrafo da América.

Tornou-se um mecenas da fotografia e o maior colecionador particular de fotografias do Brasil. Retratava pessoas e paisagens.

O seu acervo fotográfico digital esta hoje na Biblioteca Nacional na Collecção Dona Thereza Christina e por serem extremamente sensíveis a luz os originais são protegidos e quando expostos, a exposição, recebe o nome de “De volta a Luz”. (fonte)

Dom Pedro, assim, como todo bom turista que conhecemos, levava sua maquina de dagueterreotipia em todas as suas viagens e registrou momentos do cotidiano de outros países e costumes de outros povos. Visionário, criou no Brasil diversos prêmios para fotógrafos e incentivou muito o nascimento e o desenvolvimento desta arte no país.

Registrou também em belíssimas composições a sua família e seus parentes.

Algumas desta fotos eram inéditas até a pouco tempo atrás e em 1990 receberam um cuidado especial pelos especialistas para a recuperação e manutenção de uma acervo de mais de 25 mil fotografias.

Nosso blog gostaria também de indicar o Blog inglês de MyHeritage que mostra fotografias feitas no tempo do Império Russo e que também encantou  o  Czar Nicholas II  e que é também bastante interessante e valem uma visita.

Outra coisa. Você já respondeu a nossa enquete sobre fotografias antigas em sua árvore?

Comente.