Fazendo história

Fazendo história

É uma doença? É uma ciência? Um passatempo? Uma obrigação? O que é a genealogia para você?

Uma árvore genealógica? Fotos antigas?

Não. Genealogia é mel para uma abelha, a água para um peixe, ou o céu para uma ave. É inexplicável.

Nasce-se genéticamente modificado dos demais ascendentes ou descendentes, algo novo.

Alguém que, derrepente, se transforma, metamorfoseia-se em um historiador pelo fascínio da história, genealogista pelo encanto da busca, um navegante explorando o mar, um astronauta olhando o infinito.

Um novo nome, um documento, não tem o mesmo significado, as vezes nem tem significado, assim como o garimpeiro que busca ouro, não pelo ouro, mas pelo prazer de encontrar uma pepita.

Genealogista profissional, amador, iniciante, não existe. Só existe o genealogista, aquele que não sabe mais conversar com um parente sem tentar tirar dele um detalhe histórico.

Aniversário não é festa, é possibilidade de pesquisa.

Se a Genealogia é um ramo da história, é um ramo direto bem próximo do Probandus. Assim como  a relação pai para filho, pois não existe história sem pessoas, sem gerações.

Mas, e quando os genealogistas, assim como as abelhas, os peixes ou as aves, se encontram? Não criam colméias, nem cardumes, eles criam um colégio, o Colégio Brasileiro de Genealogia que completou 60 anos de serviços prestados a história do Brasil. Um trabalho inestimável na preparação e formação de talentos que são hoje elogiados no Brasil e no mundo. Não que em outros lugares não tenhamos também outras instituições de igual importância, mas são sessenta anos  bem vividos, e que nossa equipe gostaria hoje de recomendar a você fazer uma visita, conhecer e porque não se associar?

Em sua página inícial, pode-se ler:  “Onde a busca do passado e das origens mostra-se dinâmica e atualizada, indo além da abordagem simplista do mero arrebanhar de nomes e datas, ou do desejo de descobrir um brasão familiar. Um resumo de tudo o que foi escrito acima.

Quer visitar? clique no link COLÉGIO BRASILEIRO DE GENEALOGIA – Rio de Janeiro – Brasil

Como genealogista de sua família, como pessoa “diferente”, deve-se buscar sempre o conhecimento, pois se você se sente como a um garimpeiro, o Colégio Brasileiro de Genealogia é o lugar certo para você. Voe . Nade. Mas rápido.

Parabéns Colégio Brasileiro de Genealogia.

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • fatima ascenso

    10 de setembro de 2010

    olá
    sabe se a algum curso pela internet de genealogia?
    obrigado
    fatima

  • vanessa oliveira

    25 de outubro de 2012

    queria que alguem me informasse: o que vc sente fazendo historia? e que eu nao consigo lembrar..se eu ja fiz ou nao..