11    jun 20100 Comentário

O bicho vai pegar na África do Sul

O discurso do Nobel da Paz, Desmond Tuto foi sem dúvida o momento marcante na festa de abertura da Copa do Mundo de 2010. Existiu além de palavras, existiu a alegria de um povo que quer ser visto como uma nação.

A África, nossa mãe África, sempre teve seu território dominado por muitos povos, mas agora, esta nova nação lança um grito de liberdade a todos os outros povos que na África ainda vivem sob o jugo de outros. Uma adolescente na idade, uma senhora na experiência a África do Sul vai neste mês ser o palco de duras lutas, e o bicho vai pegar.

Somos torcedores, estamos torcendo pelos nossos países, mas principalmente torcendo por este povo que é descendente direto da família humana. Ali, nas savanas, em algum ponto, o homem caminhou pela primeira vez rumo ao seu destino. Dali, saiu o nosso ancestral mais antigo. Toda a nossa genealogia tem um humano em comum, o homem africano.

Neste dias os times de futebol, Brasil, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e tantos outros vão disputar lutas emocionantes em um território onde a luta tem um significado muito especial, o de sobrevivência, de liberdade, de conquistas e todos eles vão disputar um grande prêmio, o prêmio de melhor do mundo em solo africano.

A África do Sul é um jovem país que se intitula "país arco-iris" pela sua grande e múltipla variedades de etnias. Viveu um regime desumano do Apartheid ( separação em africanês), que segregava as pessoas pela sua cor. Hoje esta etapa esta vencida pois os sulafricanos souberam ouvir a voz da consciência e "perdoar sem esquecer, e sem esquecer para não cometer novamente o mesmo erro".

De interesse para a África do Sul são as línguas faladas lá.  Além de inglês são falados oficialmente dez outros idiomas: africâner, zulu, Siswati do Sul, Ndebele, Sesotho, Northern Sotho, Xitsonga, Setswana, Tshivenda e isiXhosa.  Assim, a África do Sul é o país com a maioria das línguas oficiais do mundo.

Os times já estão em campo, Myheritage também esta em campo pois mais de 83 mil pessoas da África do Sul já fazem parte de nosso time e montam as suas árvores genealógicas em nosso site o que permite, você leitor, a ter a opção de encontrar entre esta pessoas um parente que não seja o nosso ancestral comum.

Boa sorte Brasil, boa sorte Portugal, que na terra dos leões, as disputas nos façam muito felizes como hoje estão os sulafricanos.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados