13    mai 201016 Comentários

Montando a sua árvore – parte 3

Logo que ocorreu a transferência de árvores para Myheritage, um dos problemas enfrentados pelos técnicos foi o modelo de nomes das mulheres casadas na árvore, o que levou a nossa equipe ao desafio de criar em tempo recorde uma solução que atendesse aos milhões de perfis em todas as árvores, em todos os países e em todas as culturas. A solução já foi encontrada, mas, como muitos ainda estão tendo dificuldades em ajustar os nomes nas caixinhas, vamos mostrar aqui o método correto de se colocar o nome de nossos parentes em nossas árvores.

Para se configurar o modo com o qual os nomes de mulheres casadas deva ser apresentado na árvore você deve ir na aba CONFIGURAÇÕES e depois na aba interna GENEALOGIA.

A regra para se colocar o nome é simples, mas precisa apenas se definir o modo de colocar, o que vamos ver agora.

Existem quatro opções de apresentação de nomes e uma configuração automática para o caso de mudança civil ou matrimônio para as mulheres, vejamos:

Para se colocar o nome de uma mulher, vamos usar o nome da irmã de Santos Dumont, a Sr. Gabriela dos Santos Dumont Villares, casada com Carlos Villares que adotou o nome do marido, como exemplo:

No quadro acima, a apresentação se a opção número 1 foi a escolhida será : Gabriela (dos Santos Dumont ) Villares, o nome de solteira em destaque.

A opção dois, será : Gabriela dos Santos Dumont (Villares) , o nome de casada em destaque.

A opção três será : Gabriela dos Santos Dumont Villares, nenhum nome em destaque.

Já a opção quatro ficará Gabriela dos Santos Dumont.

A opção de configuração, se escolhida (com a tarja vermelha), colocará automáticamente o sobrenome/apelido  do marido no nome de casada da esposa, portanto, se não for encontrado nenhum sobrenome/apelido de marido, a palavra "desconhecido" será acrescentada ao sobrenome/apelido da mulher.

No caso de exemplo, se o perfil do marido de Gabriela estiver apenas como Carlos sem o sobrenome/apelido, o nome, ficaria assim:  Gabriela dos Santos Dumont (Desconhecido).

Mas como definir nome de solteira e nome de casada, que no caso de Gabriela esta bem definido, mas existem muitos casos, onde é necessário se pesquisar e encaixar como no quadro abaixo.

No quadro, pode-se perceber que em algum momento da vida de Gabriela ela mudou o nome e agregou um sobrenome/apelido a ele, formando uma relação com o ramo ao que uniu pelo matrimônio. Para genealogistas isto é muito importante pois na procura de documentos, o nome a ser pesquisado, em datas anteriores ao casamento pode ser bem diferente do nome de casada.

Fica assim:

Nome: Gabriela

Nome de Solteira: dos Santos Dumont

Nome de casada: Villares

Caso a mulher seja solteira, deixa-se em branco o espaço “nome de casada” que será automaticamente preenchido quando ela se casar.

Para se colocar nomes de homens, vamos usar o nome, “Carlos Villares”

Nome: Carlos

Nome de solteiro: Villares

Nome de casado: Não se aplica

Nota 1:Uma das questões levantadas pelos nossos usuários é com relação ao fato de se ter hoje a possibilidade de o homem adotar o nome da mulher, e para isto, basta usar o campo “nome de solteira(o)” e colocar o sobrenome da mulher.

Nota 2: Caso exista no nome do homem o sufixo Jr, Junior, Filho ou Neto, use a caixa especifica para isto, não inclua no nome. (indicação número 2 na figura). O prefixo é para que você coloque Sr., Sra., Dr., Dra., Pastor, Padre, Bispo, e outros títulos adquiridos pela pessoa.

Nota 3: Use sempre o sobrenome em caixa alta (maiúsculo) para que nos relatórios se tenha uma definição melhorada e visualização imediata do ramo familiar.

Caso a pessoa tenha um nome com diversos sobrenomes (nomes muito compostos) , na regra brasileira e portuguesa vale o nome do pai e o nome do marido no caso de casadas. Em resumo: Qual era o nome da pessoa antes do casamento?

Exemplo, (nomes acrescentados para demonstrar) : Gabriela Honoré Gondin dos Santos Dumont Villares.

Nome: Gabriela

Nome de solteira: Honoré Gondin dos Santos Dumont

Nome de casada: Villares

Para os nomes muito extensos, um usuário apresentou uma solução bem prática e que resolve muito bem o problema, o exemplo que eu vou usar que é o nome da Princesa Isabel que tinha como nome de casada : Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon d’Orléans. Se você colocar este nome, o perfil gráfico não vai caber o nome e vai recortar, assim, a solução é:

Coloque:

Nome: Isabel Cristina

Nome de Solteira: de Bragança

Nome de casada: d’Orleans ( do marido, o francês Luís Gastão d’ Orleans, o conde D’Eu)

Agora o segredo: Coloque na caixa sufixo o sinal ( * ) , depois abra a página de detalhes do perfil cronológico que fica na aba branca na lateral esquerda da árvore “>” e clique em na linha  FATOS em   +Adicionar.

Ao abrir-se a caixa, procure o evento COMENTÁRIO, coloque a data de nascimento da pessoa e inicie a descrição do evento colocando o   sinal     ( * ) e depois escreva NOME DE BATISMO e coloque o nome completo da pessoa.

Nota 4: E já que estamos falando em datas, a ordem dos irmãos é ajustada também pela data de nascimento e se não existir, será considerada a ordem de entrada.

MUITO IMPORTANTE: Se você colocar em nome Gabriela dos Santos Dumont Villares em nome de solteira  Gabriela dos Santos Dumont e em nome de casada  Gabriela dos Santos Dumont Villares o resultado será:

Gabriela dos Santos Dumont Villares Gabriela dos Santos Dumont Gabriela dos Santos Dumont Villares.

Agora é só você ir  à árvore, ver se existe a ocorrência de divergências e corrigir e quando convidar algum parente mande uma mensagem e coloque o link de nosso blog, envie também para todos os membros de sua árvore uma sugestão para que leiam o nosso blog antes de iniciarem as alterações na árvore.

Comente.

Você poderá ler mais sobre o assunto em MONTANDO A SUA ÁRVORE 1 e MONTANDO A SUA ÁRVORE 2

Comentários (16) Trackbacks (0)
  1. Busquei a resposta e fui perfeitamente informado de como proceder.
    Parabéns!
  2. Ainda existe um pequeno erro aqui, que é em relação ao Nome do Meio, que é variável nas mulheres. quando elas casam, no Brasil, elas não apenas adicionam o sobrenome do marido, como também ELIMINAM o antigo nome do meio (que era o sobrenome da mãe anteriormente)
    Por exemplo:
    A dona "Maria Silva Santos", Após casar com "José Oliveira de Jesus", passa a se chamar "Maria Santos de Jesus" (e não "Maria Silva Santos de Jesus")
    Como posso fazer tal alteração, adicionando sobrenome e eliminando outro ao mesmo tempo, no sobrenome de casada?
    Da mesma forma, o Marido se chamava "José Oliveira de Jesus", portanto, pela regra mostrada nesse tópico, o Nome seria José e o Sobenome seria Oliveira de Jesus. Sendo assim, o sistema mudaria automaticamente o sobrenome da dona Maria para " Maria Silva Santos Oliveira de Jesus", pois não existe diferenciação entre Sobrenome e Nome do meio, e o nome "oliveira" seia adicionado automaticamente... O que fazer então?

    Eu acho que uam boa solução seria adicionar um espaço para "nome do meio" (que é diferente de segundo nome, no caso dos nomes compostos), que pudesse também ser alterado após casamento. Assim se resolveria os dois problemas, pois o nome do meio estaria isolado do sobrenome, e poderia ser eliminado do nome da mulher após o casamento.
  3. não li e não recebi o "montando sua arvore" 1 e 2. PODERIAM ME ENVIAR?
    COMENTARIO DO TEXTO ACIMA:usando opção 1
    1 - após o casamento o nome oficial da mulher é o que está grafado na certidão de casamento e não podemos e não devemos alterar. Só pode ser alterado por solicitação da pessoa interessada via forum judicial realizada pelo cartorio.
    EX: MARIA JOSE DA SILVA - CASADA COM WALTER OLIVAS
    - EM NOME MARIA JOSE
    EM SOBRENOME SOLTEIRA - da SILVA
    EM CASADA- DA SILVA OLIVAS
    VAI APARECER NO PERFIL: MARIA JOSE DA SILVA OLIVAS(SOLT.MARIA JOSE DA SILVA)
    NO MEU FUNCIONA BEM
    WELFARE
  4. Boa tarde!
    Tb não recebi o montando sua árvore 1 e 2...poderiam enviar p mim?
    Obrigada,
    Juliana
  5. acho que estas instruções ,deveriam ser enviadas automáticamente quando a gente começa a usar o programa .
    Quanto ao que eu perguntei ,como se deleta um nome que tenha sido colocado duplo , meu filho me ensinou que eu devo selecionar e depois apertar o delete ,e deu certo , agora estou entendendo melhor o programa .
    Tenho mais uma pergunta ,e se eu quizer trocar o nome do meu site no futuro ,como devo proceder?
    Obrigada pela atenção .
    gezeuda
  6. P@R@ Gezeuda: Obrigado pelo comentário, é bem simples, entre na aba CONFIGURAÇÕES e depois na aba GERAL e mude o nome dos seu site.
  7. Meu nome é Renata de Souza Lana, o Lana é do meu pai, posso tirar o de Souza e acrescentar o Mattos do meu noivo após o Lana?
  8. Olá Renata: Da forma Renata Lana Mattos, já é uma forma usual de montagem de nomes no Brasil, pode-se por ocasião do casamento suprir ou manter o nome do clã de origem, o "de Souza" é o nome oriundo do clã de sua mãe e Lana o de seu pai. É tradição, (mas não necessáriamente) se eliminar uma das referência aos clãs anteriores, e sempre se elimina o mais próximo do nome no caso do Brasil. Para as mulheres, esta eliminação fará com que o sobrenome da mãe seja interrompido, em você, o clã "de Souza" dará espaço ao clã de seu marido, onde você esta sendo acolhida como novo membro. Caso você venha a ter filhas, elas também irão proceder igualmente e na próxima geração, o clã Lana, hoje presente no seu nome poderá também interromper. A Lei brasileira permite, por ocasião do matrimônio que tanto o homem quanto a mulher possam fazer a alteração em seus nomes na identificação de clãs, bastando para isto manifestar este desejo ao registrar o contrato nupcial. Fora o matrimônio, qualquer brasileiro pode alterar seu nome baseado em Lei, bastando para isto justificar-se perante ao Ministério Público Judicial.
  9. Ótimo, já incluí o tutorial no nosso site.
  10. Que legal Marcelo, avise aos membros de seu site para aproveitarem bastante as instruções. Continue prestigiando o nosso blog.
  11. I really aprpectaie free, succinct, reliable data like this.
  12. Olá Lilian
    Thanks, many of the functions are very simple to use.
    But you can also consult our support for any questions.

    (Obrigado, Muitas das funções são bem simples de usar.
    Mas, você pode consultar nosso suporte para outras questões)

    Email de nosso suporte : support@myheritage.com
  13. como posso montar uma árvore quando a relação homem, mulher,filhos não tiveram a famúlia constituida através do laço matrimonial? É possivel?Aguardando soluçção para regularizar a minha , obrigada lecy
  14. Olá Lecy Santos: A genealogia requer o registro oficial, mas a sociedade evolui neste sentido, hoje é muito comum casamentos não oficializados em Cartórios, portanto o registro desta uniões se faz de forma a preservar a descendência. Na Lei brasileira já é possível se considerar com União Estável. Assim Basta você incluir a relação entre os cônjuges como parceiros ou amigos, os filhos desta união serão tratados como filhos legítimos. Em MyHeritage é possível se criar diversos relacionamentos interligados, basta que você escolha o perfil principal, do homem ou da mulher recasada, criar o perfil da esposa ou esposo, este novo perfil é o que deverá receber os filhos caso os filhos sejam anteriores a união e neste caso é necessário se criar o pai biológico para estas crianças. Você poderá ler mais em MODERNIDADES DO CASAMENTO.
  15. Fiz todas as alterações na área de configuração sobre o nome de mulheres ONLINE e ainda assim várias pessoas inclusive homens, estão em desacordo com o site. Tenho muitos desconhecido na minha página online. O interessante é que meu cunhado está com o nome de desconhecido na página online e já no software está perfeito. Qual a razão disso?
  16. Mais um comentário:

    Por eu não ter meus nomes (online) corrigidos ou em conformidade com o software eu também não consigo marcar as fotos dos albuns que fiz upload. É importante que eu saiba como corrigir esta diferença para que eu possa continuar no meu trabalho.
    Alguém tem a solução, já passou por isso?

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados